Após os deuses terem criador o quinto sol na cidade de Teotihuacán começa uma nova saga na mitologia do vale do México que terá como personagem principal o deus tolteca Quetzalcoatl, símbolo da civilização e da sabedoria.

O que podemos extrair desse mito são os elementos do sincretismo que os povos do vale do México sofreram. Quetzalcoatl deus tolteca, o representante da civilização entra aqui como um intermediário, uma divindade que se sacrifica em pro da humanidade. Novamente a um retorno ao tema do sacrifico dos deuses como parte essencial da manutenção da vida, só que agora o sacrifício é de outra espécie. Será através da perfuração de seu membro que a vida retornara a terra, o que diferi de uma concepção imaculada cristã. Aqui há uma referência ao sexo como gerador da vida e tal concepção perpassa nos mitos da mesoamerica e estaria presente entre os Mayas, principalmente nos rituais privados aonde os reis Mayas encenavam o mito da criação perfurando o seu membro genitor.
Entretanto não pode ser confundido Quetzalcoatl com um deus criador onipotente, pois na verdade ele é um entre vários deuses e se destacar pelo seu amor a humanidade. Outro ponto importante que se deve levar em questão e a citação da cidade de Tamoanchan que para o nahuas era uma espécie de Olimpio aonde os deuses haviam surgido.
Segundo alguns mitos, Tamoanchan aparece como o lugar originário dos povos de línguas náhuatl, que após terem saído de lá migraram para a metrópole de Teotihuacán. Historicamente sabemos que Teotihuacán começou a ser construída por volta do ano 300 e que os povos de línguas náhuatl por sua vez chegaram ao lago entre 900 e 1302, ou seja, o mito ao se referi a cidade de Tamoanchan como antecessora tenta fazer uma ponte com passado dos habitantes dessa região, sabe-se que, por exemplo, que os mexicas em outros mitos falariam de um retorno a Tamoanchan por um grupo de sábio, que mais tarde teriam retornado a vale em uma segunda migração a fim de trazer a cultura e a civilização e seriam justamente os mexica os responsáveis por isso, o povo eleito para manter os ciclos terrestres e evita o fim do quinto sol.
Toda essa cosmológia só foi possível porque Teotihuacán já se encontrava no sono do esquecimento e tinha se deslocado do mundo histórico para o mundo mitológico, ao mesmo tempo em que segundo os cronistas por volta de 1430 os mexicas teriam promovido uma reforma cultural queimando os antigos livros e criando uma nova cosmologia onde os mexica passariam a figura como o povo escolhido.
Esse mito hibrido tem o papel de mescla essa duas cultura, a tolteca e a cultura náhuatl ligando os diverso mitos em torno de um só corpo. Por isso que nele aparecem figuras e divindades diversas que teriam entrado no panteão mexica como deuses secundários ou relacionado aos aspectos dos fenômenos naturais e deuses cultuados por diversos povos agrícolas, que vivia abaixo das asas dos mexica e formava um intricado mundo de mitos e lendas e tradições de culturas diversas.
A viagem a Mictlan
E em seguida se convocaram os deuses.
Disseram: - "Quem vivera na Terra?
Porque foi cimentado o céu
e foi cimentada sol
Que habitará na terra, oh deuses? "
Estavam aflitos
Citlalinicue, Citlaltúnac,
ApaníecuhtH, Tepanquizqui,
Quetzalcoatl Tezcattipoca.
E então Quetzalcoatl foi à Mictlan,
E se aproximou Mictlantecuhtli e Mictlancihuatl
e em seguida Quetzalcoatl disse:
- "Eu vim em busca de ossos preciosos
que tu guardas,
venho tomá-los. "
Mictlantecuhtli lhe disse:
- "O que você vai fazer com eles, Quetzalcoatl?"
E mais uma vez ele disse [Quetzalcoatl]
- "Os deuses estão preocupados porque ninguém vive na terra."
Mictlantecuhtli lhe respondeu:
- "Está bem, basta tocar o meu caracol
e gira quatro vezes
ao redor do meu círculo precioso."
Mas o seu caracol não tinha buracos;
então chamou [Quetzalcoatl] as minhocas;
fez os furos e, em seguida entraram os zangões e as abelhas
e o fizeram soar.
E Mictlantecuhtli disse novamente:
- "Está bem, pegue os ossos."
Mas Mictlantecuhtli disse aos seus servos:
- "Gente de Mictlan!
Deuses, diga Quetzalcoatl
que ele deve parar. "
Quetzalcoatl repousou:
- "Não, desta vez agarre-o."
E ele disse ao seu nahual:
- "Vai e diga a eles que eu quero sair."
E ele gritou:
- "Eu vou sai."
Então ele subiu,
pegou os ossos preciosos.
Estava juntos de um lado os ossos de um homem
e, juntos do outro lado os ossos de uma mulher
e os tomou
e Quetzalcoatl fez com eles um ato sagrado.
E mais uma vez Mictlantecuhtli disse aos seus servos
- "Deus, deveras realmente Quetzalcoatl leva
os ossos preciosos?
Deuses vão e façam uma cova. "
Em seguida, eles foram fazer e
Quetzalcoatl e caiu na cova,
Achava-se com medo dos cordiz..
Ele caiu morto
e se espalharam os ossos preciosos
e os cordiz começaram a roer e morde-lo.
Após algum tempo ressuscitou Quetzalcoatl
e chorando disse a sua nahual:
- "O que devo fazer, meu nahual?"
E ele respondeu:
- "Posto que as coisas saíram mau e são como são.
E recolheram os ossos em seguida os juntou,
E em seguida levaram a Tamoanchan.
.
Logo que chegou,
ao que é chamado Quiíaztli,
e que é Cihuacoatl,
moeu os osso
e logo em seguida os colocou em uma tigela sagrada.
Quetzalcoatl sangrou nela seu membro.
E então os deuses fizeram penitência
os que foram nomeados:
Apantecuhtli, Huictlolinqui, Tepanquizqui,
Tlallamánac, Tzontémoc
e o sexto deles Quetzalcoatl.
E eles disseram:
- "Tem nascido, oh deuses os
macehuales [merecido por] penitência.
Porque, nós os deuses
fizemos penitência.
Glossário
CITLALINICUE: De citlalli: "estrella", "astro": posesivo: "sua" e de cuéitl: "fralda", "anágua": A FRALDA DAS ESTRELAS. Aspecto feminino de MIXCOATL que seu aspecto diurno, é CITLALLATONAC, e se diz céu estrelado, noturno, e o céu brilhante, diurno.
CIHUACOATL: De cíhuatl: "mulher" e cóatl: "serpente": SERPENTE MULHER, antiga deusa mãe, também clamada de CUAUHCIHUATL: "mulher águia", YAOCIHUATL: "mulher guerreira", TZIZIMICIHUATL: "mulher do ar"
MICTLAN - De micqui: "morto" e tlan: "junto a": LUGAR DOS MORTOS. Os espanhóis traduziram "Inferno", pois esta mais para o hardes grego, pois é o local para aonde vai todos que morreram de morte natural independente da sua conduta na terra e sua origem. Mictlan não era o lugar de tormentas e nem castigos aonde se expiava os pecados como o purgatório cristão. Era tenebroso, frio e desaprazível, lugar escuro que não tem luz e nem vento aonde nada se podia sentir e os mortos passavam quatros anos antes que viesse deixa de existi.
- GUERRERO, José Luis “Flor y Canto del Nacimiento de México”, Ed. Digitalizada.
- Literatura del Mexico antiguo; Ed. Digitalizada.
-LÉON-PORTILLA, Miguel “Los antiguos Maxicanos a através de sus crónicas y cantares”: Ed . Digitalizada.
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